Um movimento que está ganhando força no mercado são as tecnologias no-code e low-code (“sem código” ou “pouco código”, na tradução do inglês), que cada vez mais, tornam-se essenciais quando se fala em agilidade e praticidade no desenvolvimento de soluções. Se você ainda não sabe muito bem o que é, essa tecnologia permite criar e gerenciar soluções tecnológicas básicas sem ter conhecimentos técnicos de programação, ou seja, em uma plataforma no-code não é necessário usar códigos, fazer testes, correção de bugs e etc, deixando tudo acessível.
Utilizando interfaces visuais e intuitivas drag-and-drop ou arrastar e soltar (se traduzido para o português) qualquer um torna-se apto a criar soluções menos complexas e aplicativos do zero para otimizar seus negócios, por um custo menor e com menos bugs.
A fim de oferecer experiências digitais incríveis e únicas que realmente gerem resultados palpáveis a curto prazo, a upFlow.me se une ao Pipefy, empresa pioneira que ajuda empresas a gerenciar e automatizar tarefas através de uma plataforma interamente low-code e no-code.
Acompanhe esse artigo até o fim para entender melhor no que consiste essa parceria e qual o potencial dessa plataforma incrível para o seu negócio.
Por que investir em plataformas no-code?
Passar pela transformação digital se tornou essencial para as empresas que ainda tinham resistência em digitalizar seus processos. Porém, nos bastidores desse movimento está a dificuldade de contratar programadores. Com a escassez desses profissionais no mercado investir em plataformas no-code é uma ótima saída para desafogar esse gargalo.
Por meio dessas plataformas qualquer pessoa que não tenha habilidades de programação, em teoria, consegue criar minimamente uma solução que irá atendê-la em primeira ora. Já imaginou contratar uma plataforma sem precisar da ajuda de um desenvolvedor para de fato construir esses processos dentro dela? Somente arrastando elementos que já estão “pré-formatados”, você consegue criar um processo inteiro de ponta a ponta com apenas conhecimentos básicos de gerenciamento.
Plataformas no-code ajudam empresas a serem mais organizadas e produtivas, mantendo de um jeito intuitivo a gestão de processos e tarefas recorrentes que antes eram executadas em planilhas, formulários e solicitações por e-mail.
Qualquer área de negócio que necessite criar processos de gestão consegue “se virar sozinha” com essa funcionalidade. Vamos pegar o setor de RH como exemplo, o processo de recrutamento de um novo colaborador é amplo e possui várias etapas que vão evoluindo e passando por aprovações internas, assim que as entrevistas são feitas pelos líderes que estão demandando as vagas.
Esses processos e aprovações podem ser concentrados e construídos facilmente pelos próprios gerentes do RH, sem ter que depender da área de TI da empresa, e depois, ir pedindo melhorias e evolução ao processo que podem demorar meses para concluir dependendo da demanda da área.
O movimento de diminuição de código é uma tendência global. A consultoria Gartner estimou que o mercado global de tecnologias low-code movimentou cerca de US$ 13,8 bilhões em 2021, um aumento de 22,6% em relação ao ano anterior.
Grandes empresas nacionais e multinacionais de diversificados segmentos ja estão aderindo a este movimento. O Pipefy já conta com clientes como Itaú, Visa, Santander, Loggi, OLX, Magalu, Nextel, Claro, Accenture, IBM, Sony, Toyota, Volvo, Warner Bross entre outras gigantes de mercado.
Quais as principais vantagens desses processos?
Ter processos que dão autonomia para as equipes pode melhorar muito a experiência do gestor, trazendo mais flexibilidade na hora da criação e mais produtividade para o time, isso porque funcionalidades como relatórios, coleta de dados de dados, acompanhamento de equipe, é atualizado em nuvem e em tempo real, gerando mais agilidade nos negócios e melhorando a produtividade da equipe.
A redução de custos também é um grande atrativo quando falamos em processos dentro de plataformas no-code. Assim como foi mencionado, há gargalos no recrutamento de programadores, desenvolvedores, tester entre outros profissionais de TI, além de trazer um custo muito maior do que soluções no-code que estão previamente prontas e você só precisa identificar qual modelo combina mais com o objetivo que você busca.
O processo burocrático que englobam outras plataformas também é diminuído, pois como o processo é criado pelo próprio setor, não há necessidade de passar pelo TI, depois voltar para o setor solicitante, e vice-versa seguindo com esse processo até finalizar de vez a solução, encurtando bastante o tempo de assinatura e uso da ferramenta.
Como criar processos mais assertivos?
Apesar de todas as vantagens citadas, a autonomia e usabilidade dessas ferramentas, ter uma visão de um profissional especialista em identificar gargalos em processos e direcionar caminhos mais eficientes para a montagem de workflows de sucesso pode ser essencial.
O processo de Discovery, é um ótimo caminho para construir tais processos. O ORIGIN é um workshop criado pela upFlow.me semelhante ao Discovery, porém, muito mais completo e com metodologias e ferramentas extremamente assertivas que auxiliam no concebimento da solução.
A upFlow.me entende o movimento do mercado, e mais uma vez, aposta no futuro de plataformas que se relacionam com seu objetivo principal de trazer eficiência para o negócio das empresas através de tecnologias que realmente geram experiências memoráveis e dão resultados rápidos. Por isso, pensando neste movimento que ganha cada vez mais espaço, firmou parceria com Pipefy, principal e mais bem avaliada plataforma low-code e no-code de automação de processos de negócio do mercado.
Juntas, a upFlow.me, que há seis anos atua com automação de processos para empresas dos mais variados segmentos, e também possui uma vasta experiência de integrações com ERPs, CRMs, RPAs entre outros sitemas legados e o Pipefy que está no mercado há sete, somam forças para construir soluções inovadoras e inteligentes para empresas realmente interessadas em se posicionar à frente dos concorrentes por meio da transformação digital e eficiência de processos internos.
Porque construir projetos realmente inovadores requer proximidade, dedicação e, acima de tudo, viver junto com o cliente cada nova experiência. É assim que a upFlow.me conduz os seus projetos, contando com uma equipe competente, multidisciplinar, ágil e com uma vontade enorme de entregar sempre as melhores soluções.
Agora que você já sabe como funciona essa plataforma, entre em contato com a nossa equipe e saiba como essa parceria pode ajudar a sua empresa a ganhar produtividade, eficiência e atingir os melhores resultados.