Você já deve ter ouvido falar em chatbots, e como eles são uma “mão na roda” para fazer o primeiro contato com um possível cliente ou prospect, certo? Se você ainda não sabe muito bem o que é, o chatbot trata-se de robôs criados para automatizar a comunicação entre a empresa e seus clientes, esclarecendo dúvidas, otimizando atendimentos ou até mesmo integrando ações com sistemas nativos, propondo uma interação dinâmica, simples e individualizada.
Por meio de caixas de diálogos, os chatbots interagem com os usuários, tornando o atendimento mais rápido e até mais completo, mostrando-se uma alternativa econômica e eficiente para empresas preocupadas em melhorar a experiência dos usuários, aumentando a taxa de retorno nas respostas.
Pensando em oferecer experiências digitais capazes de posicionar empresas muito à frente de seus concorrentes, a upFlow.me firmou parceria com uma grande provedora da tecnologia para desenvolvimento de Chatbots baseados em A.I (Inteligência Artificial), a mineira Take Blip.
Continue lendo esse artigo para entender no que consiste essa parceria e como as empresas podem lucrar investindo nessa poderosa ferramenta.
Por que investir em um chatbot?
Com o tempo cada vez mais escasso dos consumidores modernos, as empresas que investem na implementação do chatbot conseguem abrir vantagem diante da concorrência pois, o tempo de resposta a dúvidas mais frequentes é muito menor além do bot conseguir identificar de forma antecipada a real necessidade do cliente, tornando a primeira impressão e contato mais satisfatório.
Por meio dos chatbots, a empresa se torna disponível para atender qualquer demanda, de qualquer natureza, a qualquer momento. Já imaginou convergir o seu 1º nível de atendimento do Help Desk através do Chatbot? Com apenas um único clique, é possível oferecer um atendimento ágil e realmente diferenciado. O cliente já não precisa mais gastar horas ao telefone para ter informações de um pedido de compra ou acessar uma 2ª via de boleto, por exemplo, bastando acessar o chatbot no site da empresa ou pelo celular.
Os chatbots mais avançados possuem inteligência artificial, que faz com que os robôs melhorem cada vez mais as suas experiências de atendimento a partir de conversas anteriores. Em outras palavras, podemos dizer que o chatbot aprende com as perguntas feitas pelo usuário, para respondê-las de forma ainda mais rápida e eficiente no futuro, mesmo que a pergunta seja feita usando outras palavras.
Sabe aquelas mensagens de “Desculpa. Não entendi. Pode repetir’’? Esquece! Os chatbots mais modernos, baseados em machine learning, conseguem interpretar todas as dúvidas dos usuários, respondendo, sozinhos, a até 80% dos chamados.
Quais as principais vantagens do chatbot?
Além de oferecer novas experiências para o público, a empresa que enxerga os benefícios do investimento em tecnologias revolucionárias, como o chatbot, consegue compreender melhor o perfil de cada cliente, bem como suas necessidades. Isso porque, ao criar um chatbot que responda diferentes questões sobre temas relacionados ao seu negócio, torna-se possível mapear o perfil dessas pessoas, reunindo insights para analisar o comportamento e interesses dos consumidores.
No caso dos e-commerces, o chatbot pode, ainda, enviar notificações sobre a disponibilidade de produtos no estoque, por exemplo. Isso sem falar no fortalecimento do relacionamento com seu público. O cliente se sente realmente satisfeito em poder solucionar um problema de forma tão rápida e fácil. Uma verdadeira revolução na forma como os consumidores se relacionam e interagem com as marcas.
De forma geral, podemos afirmar que o chatbot, quando utilizado de forma correta, é capaz de impulsionar a receita de uma empresa, automatizar e integrar processos internos, aumentar eficiência operacional, gerar uma base de dados importante para extração de informações estratégicas, além de uma experiência inovadora, amigável, segura e simples.
Como desenvolver um chatbot eficiente?
Apesar de todas as vantagens citadas e da usabilidade da ferramenta, é preciso deixar claro que desenvolver uma máquina capaz de interagir com as pessoas de maneira inteligente, seguindo objetivos específicos, deve ser feita por profissionais que entendam sobre a inteligência aplicada. O desenvolvimento de um chatbot requer certa expertise para tornar essa ferramenta um recurso sensacional de atendimento.
Apesar do desafio, a upFlow.me, ligada na necessidade cada vez maior das empresas de se posicionarem no mercado frente a uma verdadeira onda tecnológica, se tornou parceira da Take Blip, principal e mais bem avaliada plataforma de desenvolvimento e administração de Chatbots do mercado.
Juntas, a upFlow.me, que há cinco anos atua com automação de processos para empresas dos mais variados segmentos, e a Take Blip, com expertise de 20 anos em interações via mensagens, somam forças para construir soluções inovadoras e inteligentes para empresas realmente interessadas em se posicionar à frente dos concorrentes por meio da transformação digital, inovando na entrega de produtos e serviços cada vez mais satisfatórios.
Porque construir projetos realmente inovadores requer proximidade, dedicação e, acima de tudo, viver junto com o cliente cada nova experiência. É assim que a upFlow.me conduz os seus projetos, contando com uma equipe competente, multidisciplinar, ágil e com uma vontade enorme de entregar sempre as melhores soluções.
Agora que você já sabe como funcionam os chatbots, entre em contato com a nossa equipe e saiba como essa parceria pode ajudar a sua empresa a conquistar um espaço cada vez maior no mercado e atingir os melhores resultados.