O ano de 2021, foi mais uma vez um período de descobertas e experimentações, inclusive para tecnologia. O contexto de trabalho remoto continua impactando o mercado e as transformações digitais. Como você já deve imaginar, todo esse processo catalisou mudanças antes esperadas para daqui 20 ou 30 anos.
A maior conferência de tecnologia do mundo, o Web Summit de 2021, discutiu diversos temas relacionados a tecnologia e assuntos correlatos. Contudo, o que todas as discussões tinham em comum era a consciência de que o futuro é agora. As mudanças já estão acontecendo e os negócios precisam acompanhar.
Mais do que tecnologias inovadoras, 2022 está à espera de soluções com propósito e sentido. Algo que irá impactar as pessoas, o meio ambiente, a cultura.
Afinal, qual líder não quer saber qual será a tecnologia de destaque para o próximo ano? Ou, saber se deve ou não investir em determinado recurso?
Levando em consideração as tendências levantadas pelos maiores líderes do mundo, veja quais são as duas tecnologias que vão se destacar em 2022 que você precisa começar a conhecer!
Incluir, aproximar, valorizar e capacitar
O trabalho remoto mostrou que, por um lado, a produtividade dos colaboradores aumentou. As pessoas têm mais qualidade de vida e deixam de desperdiçar tempo com locomoção, por exemplo. Mas, por outro lado, as pessoas estão cada vez mais distantes e por isso, a motivação tornou-se elemento essencial para instigar colaboradores.
Além disso, uma preocupação é que o mercado ficou ainda mais seletivo. Afinal, é necessário um mínimo de capacitação tecnológica para que as pessoas consigam fazer parte de uma empresa remota. Por isso, uma das principais medidas está relacionada a este fato.
Hoje as tecnologias precisam:
- Capacitar as pessoas para se adequarem às novas realidades e tendências;
- Incluir pessoas e suas diversidades;
- Aproximar colaboradores, empresa e clientes mesmo que remotamente;
- Valorizar cada indivíduo de dentro para fora.
As tecnologias que se destacaram justamente vêm com a missão de minimizar fatores negativos causados pela aceleração da digitalização e também melhorar os processos empresariais a fim de acompanhar as mudanças.
Conheça as duas tecnologias que vão se destacar no mercado em 2022
1. Inteligência Artificial
A inteligência artificial é capaz de conectar diversos ambientes, pessoas e objetos por meio de tecnologia. Ela faz uso da simulação do comportamento humano, o que torna determinadas funcionalidades naturais.
O potencial da IA é gigantesco e pode ser explorado em diversos âmbitos, mas, o principal objetivo dessa ferramenta, em 2022, vai estar associado com o propósito de aproximar pessoas e também capacitá-las.
A tecnologia se apresentará em 2022 como suporte principalmente em áreas como gestão de pessoas, recursos humanos e afins. Isso porque treinamentos, trilhas de conhecimento e mesmo on-boardings deverão ser feitos utilizando IA.
Existem empresas que adotam o novo funcionário assim que ele chega na empresa. Neste processo, ele entende sobre o negócio, suas funções, tira dúvidas e aproveita para conhecer mais sobre a cultura da empresa. Este tipo de atividade pode ser chamada de apadrinhamento, colaborador anjo, dentre outros e a IA também vem cumprido este papel, no sentido de dar suporte e oferecer integração ao novo colaborador.
Os chatbots também são um tipo de inteligência artificial guiada por um fluxo de conversa e existem diversas funcionalidades que podem ser atribuídas a esta ferramenta para auxiliar em algum processo da empresa, mas o atendimento a clientes internos e externos continua sendo destaque.
Além disso, os chatbots podem ser utilizados para reforçar a marca. Como citado, cada vez mais as marcas terão que provar seu valor dentro do mercado e a melhor forma de fazer isso é incentivar a sua propagação de dentro para fora, do colaborador ao cliente.
Há formas criativas de fazer isso, mas campanhas de marketing por meio de chatbot será uma excelente estratégia para 2022.
2. Digital Workplace
Pode-se dizer que Digital Workplace é um espaço digital colaborativo, adaptável e integrado, para melhor atender aos clientes e também oferecer uma experiência mais atrativa e participativa aos colaboradores.
Além de oferecer diversos benefícios, como: gestão eficiente, proatividade, acompanhamento de processos, acesso remoto e muito mais organização, a vantagem que mais se destaca é o trabalho colaborativo.
Ter um ambiente, mesmo que online, para compartilhar com outros colaboradores assuntos relativos ao trabalho ou mesmo assuntos para descontrair, vai trazer mais leveza para o trabalho remoto.
Mais do que nunca, é importante manter a interação com todo o time da empresa. Tornar-se acessível, principalmente os líderes, vai levar a dose certa de motivação que este momento requer.
Além disso, uma das pautas mais tratadas no Web Summit 2021 foi o posicionamento de marca. Não dá mais pra falar que é “alguma coisa” e se posicionar de outra maneira. Por isso, o digital workplace ajuda a unificar e reforçar os valores e propósitos da empresa.
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