Talvez você já tenha se deparado com esse termo em algum filme de ação onde os “squads” são um time ou pelotão de guerra. No mundo da tecnologia esse termo vai um pouco mais além. Nos referimos aos squads como um grupo composto por profissionais determinados para uma função específica, e essa organização também faz parte de uma estrutura ágil.
Essa metodologia de equipes trabalhando em squads pode ser bastante vantajoso em determinadas situações. Continue lendo e entenda o porquê.
Afinal, o que é Squad?
Squad é um time multidisciplinar, focado em geração de valor, que possui autogestão, autonomia e é especializado em desenvolvimento de produtos.
Vamos dizer que uma empresa afirma que possui um squad de marketing, ou um squad de vendas, isso está errado, pois quebra o conceito da multidisciplinaridade. Os profissionais que compõe um squad possuem habilidades distintas que se complementam.
Entenda como equipes multidisciplinares garantem menos retrabalho.
A composição de squad faz parte da metodologia ágil, que defende a autonomia dos colaboradores muito acima do modelo hierárquico, o que os torna muito mais eficiente e produtivo.
A upFlow.me adota dois tipos de squads, o dedicado (equipe totalmente voltada a um projeto de um cliente único) e o compartilhado (há alternância dos projetos e clientes).
As diferenças entre os modelos de squads estão mais relacionadas a urgência e necessidade do cliente com relação ao projeto.
Quais as vantagens de um Squad dedicado?
No desenvolvendo de projetos há uma série de desafios para o time que está trabalhando nele quanto para a empresa que precisa da solução. Ter um squad dedicado para seu projeto pode trazer grandes vantagens com relação a agilidade, qualidade e sucesso final.
Podemos citar algumas, como:
Flexibilidade: O squad dedicado para um projeto específico, fica mais flexível para adaptar à realidade do cliente e é capaz de flexibilizar modelos de sprint testando metodologias (kanban, scrum), quanto modelos de negócio que mais atendem a necessidade de cada perfil.
Assertividade: o time dedicado tende a criar uma sinergia maior com o cliente entendendo mais as rotinas da empresa, tornando mais fácil propor alternativas para solucionar problemas, o que traz mais assertividade, pois, começa a conhecer o negócio do cliente mais a fundo, sem essa visão o time tem mais dificuldade em entender 100%.
Disponibilidade: Além da flexibilidade uma das principais vantagens é o tempo. Assim como indica o nome, o squad dedicado fica totalmente focado em um projeto único, ou seja, a disponibilidade de tempo para atender a necessidade do cliente é muito maior.
Talvez você esteja se perguntando quais as diferenças de um squad dedicado e um squad compartilhado. Bem … a palavra “exclusividade” pode resumir muito bem quanto a essas diferenças.
Na upFlow.me um squad compartilhado segue alguns padrões para atender a todos os clientes sem perder qualidade em nenhum dos projetos. Se você não possui um squad dedicado, fica limitado a modelo padrão de sprint de 10 dias além da capacidade de atuação do time dentro de cada sprint. Também, deve-se respeitar a fila de projetos e caso queira mais uma sprint, terá que planejar novamente a disponibilidade de alocação do time para participação de uma nova.
Ter um squad dedicado em um projeto é extremamente melhor do que ter um compartilhado, além de todas as vantagens, o relacionamento com o time fica muito melhor, o que traz sucesso e satisfação para ambas as partes. Ficou com dúvidas sobre como ter um squad dedicado para seu projeto pode trazer muito mais benefícios? Que tal marcar uma call conosco e entender melhor sobre isso?