Muito se fala em mindset ágil e dos seus benefícios, principalmente nos últimos anos, onde empresas que adotaram este tipo de modelo como a Google, Yahoo!, Locaweb, têm crescido e discorrido muito sobre essa nova forma de construir softwares de valor, porém, muitas empresas ainda tem receio na hora de abandonar o modelo tradicional (conhecido como modelo cascata) e implantar soluções digitais de forma ágil.
Ao longo desse post, você vai entender as diferenças e o porquê esse novo modelo têm encantado cada vez mais os grandes heads de tecnologia e CEO que estão à frente das empresas de vários segmentos.
O que é mindset ágil?
Mindset, que pode ser traduzido por mentalidade ou programação mental, é o conjunto de pensamentos e crenças que existe dentro de nossa mente e que determina como nos sentimos e nos comportamos. Podemos dizer que os modelos são construídos a partir do que se viveu e absorveu, as experiências do passado que determinam a construção da sua personalidade, hábitos e caráter.
O mindset pode ser classificado entre dois tipos, o Crescente ou Fixo, que possuem características distintas. Pessoas com mindset fixo acreditam que suas habilidades não precisam ser desenvolvidas. Evitam desafios por medo do fracasso ou fraqueza. Não encaram os problemas com esperanças de solução. O mindset crescente é totalmente o contrário, neste caso, as pessoas acreditam que sempre podem melhorar e desenvolver suas habilidades de acordo com seu esforço. Sempre procuram o aprendizado para superar limitações e estão sempre abertos a mudanças e evoluções.
A diferença é discrepante nos dois tipos de mindset, porém, não podemos classificar que alguma está errada, são maneiras diferentes de tratar situações. A grande diferença é que uma pessoa com mindset fixo, mantém o modelo tradicional das coisas, levam a sério a expressão que “em time que está ganhando não se mexe” e uma pessoa com mindset crescente está sempre buscando novidades e mudanças.
Onde o Ágil entra nessa história?
Para entender o que é o mindset ágil, temos que saber qual a sua essência e seu propósito. Esse tipo de modelo de gestão depende muito do mindset crescente e tem grande foco nas pessoas, e seu comportamento, interação, pensamento e como agem no desenvolvimento dos produtos e serviços para que o resultado final seja o mais satisfatório possível.
O mindset ágil nasceu da necessidade de um grupo de profissionais programadores e consultores de empresas de software questionarem a forma que o desenvolvimento de programas era feito, normalmente de forma robótica (mindset fixo), seguindo regras rígidas que restringiam sua agilidade e criatividade.
Chegaram à conclusão que os projetos em que eles priorizavam a adaptação às mudanças das demandas que surgiam ao longo do trabalho, em vez de seguir um plano à risca, geravam resultados mais satisfatórios e experiências mais interessantes e proveitosas, tanto para o cliente quanto para os próprios desenvolvedores.
Além de tudo, preferiam interações dinâmicas entre indivíduos de diversas áreas com equipes multidisciplinares do que seguir etapas burocráticas do processo. O mais interessante de tudo isso é que todos os envolvidos têm oportunidade de aprender com outras especialidades dos membros do time.
Ao final, privilegiavam a colaboração com o cliente do que apenas entregar uma proposta pronta. Quando todos trabalham juntos com o mesmo propósito o processo se torna simples e orgânico.
Por que escolher o Ágil?
Uma empresa que adota modelos em cascata, têm grande dificuldade em absorver o mindset ágil. Pode ocorrer por comodismo ou até experiências ruins com projetos do passado, portanto, isso demanda tempo e esforço, porém, se comparado com os modelos tradicionais os resultados obtidos com essas mudanças de mindset têm sobressaído.
Algumas vantagens do ágil são:
• Engajamento – O engajamento da equipe de desenvolvedores e de todo o time é muito maior com o modelo ágil, pois defende que pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto. Dessa maneira, todos estão 100% envolvidos e focados no sucesso do projeto.
• Adaptação – No modelo tradicional ou em cascata, assim que o escopo é definido, os desenvolvedores seguem à risca todo o processo, não há espaço para mudanças estratégicas que podem partir da vontade do cliente. No modelo ágil há liberdade para se adaptar às novas prioridades de negócios de imediato, sem tanta burocracia atrelada ao escopo.
• Inspeção – Todo o processo é acompanhado de forma colaborativa com o time dos clientes, são feitas as sprints regulares onde é dado feedback do andamento do projeto.
• Redução de riscos – Um dos principais benefícios do ágil na resolução de problemas é reduzir riscos, pois é possível perceber falhas no desenho logo no início do projeto, antes de se gastar muito tempo e dinheiro indo na direção errada. Caso o requisito tenha sido mal interpretado, pode ser rapidamente corrigido.
• Agregação de valor – Os valores estão atrelados ao manifesto ágil, e consistem na resposta à mudança ao invés de seguir o plano, a colaboração, transparência, e imersão no negócio do cliente, para entender mais a fundo o que ele valoriza.
• Preço – Assim como existe adaptação no projeto de desenvolvimento, o escopo no modelo ágil é aberto, ou seja, se o projeto for entregue antes e não for necessário utilizar o que foi estimado, o projeto pode sair muito mais barato e vantajoso.
Foco nos resultados
Toda empresa sabe suas forças e dores, mas o aumento da produtividade é algo que todos buscam quando focam em um crescimento exponencial. Para isso, é preciso acompanhar as novas estratégias de mercado e experimentar a inovação em toda sua síntese.
Com o mindset ágil ao invés de usar processos definidos para cada situação, você está inspecionando frequentemente o trabalho e as necessidades do negócio para se concentrar no que, realmente, é importante no momento.
Os melhores métodos para desenvolvimento de software devem ser encorajados. A upFlow.me acredita que essa prática ágil é o melhor cenário para agregar valor ao projeto do cliente. Os resultados trazem experiências únicas e incríveis, de aprendizado e colaboração.
Ficou com dúvidas? Nós podemos te explicar melhor como o método ágil é mais eficiente na condução do seu projeto. Temos times multidisciplinares que ficam 100% focados em cada projeto. Entre em contato conosco, nós ficaremos muito felizes de falar com você!