Você quer ou você precisa? Entenda o que é a cultura MakeSense

Você quer ou você precisa? Entenda o que é a cultura MakeSense

O mercado muda a cada novo ciclo acompanhando tendências e vontades dos consumidores. A transformação digital e o avanço tecnológico influenciam abundantemente na iniciativa dessas mudanças que são cada vez mais frequentes.

Buscar entender as necessidades do cliente é uma premissa básica para qualquer negócio. E para isso, é preciso ter muito claro “o quê”, “pra quê” e “por quê” o seu consumidor precisa do seu serviço ou produto.

É preciso fazer uma verdadeira imersão na identidade do seu cliente para planejar melhor as ações e ser o mais assertivo possível nessa parceria.

Pensando nessa necessidade de mercado e acima de tudo dos clientes, a upFlow.me lançou este ano a campanha da Cultura Make Sense, que está relacionado diretamente a esta mudança.

#MakeSense, o que é?

Depois de muito aprendizado, adquirimos durante os anos, uma nova percepção de mercado e negócio, a campanha nasceu com o intuito de provocarmos no time interno da upFlow.me quanto nos nossos clientes o senso de questionamento para ações que realmente fazem sentido para agregar o máximo de valor ao negócio e explorarmos o “Make Sense” com toda a síntese da expressão.

• Conceito

Estimular o cérebro, instigar a criatividade, organizar as ideias e dar sentido ao que já existe, nos fazermos essenciais.⠀

Representação

Utilizamos o cubo mágico como representação da nossa mente e nossas ideias que começam complicadas e embaralhadas, mas sabemos que temos que organizá-lo com os melhores métodos e soluções.

Objetivo

Para fazer sentido para os nossos parceiros, entendemos que não somente temos que agir como robôs, e sim, ajudá-los a ver a solução em diferentes ângulos, não somente o que querem, mas sim, o que eles precisam.

Qual a reflexão que esperamos?

Um dos maiores problemas que identificamos durante os anos de vivência da upFlow.me, é: O alinhamento das expectativas x O que realmente vai fazer diferença.

Devido as dores identificadas nas áreas de negócio, muitas vezes os clientes nos procuram com uma ideia já definida para desenvolver uma solução para seus problemas, porém, nem sempre o que ele pensa ser a solução é o que de fato vai agregar valor ao seu negócio.

A charge abaixo traz essa reflexão sobre essas “soluções”:

A charge acima, traz uma reflexão sobre qual era o real problema da empresa. Antes de contratar uma solução para atendimento em massa, era preciso investir em outras estratégias, pois o problema real dele não era o atendimento, e sim, a falta de clientes. A melhor alternativa para se igualar à concorrência, inicialmente seria melhorar a fachada do estabelecimento para que ele se tornasse mais atrativo para as pessoas entrarem.

Assim como a charge, você já investiu em algo que não teve o sentido e o retorno esperado, por não saber exatamente qual o problema exato que você tinha que resolver? Talvez as estratégias que você está adotando não sejam exatamente o que é preciso para ajudar sua empresa a crescer.

Identificando o problema real

Para descobrir o que realmente vai resolver seus problemas é preciso ir mais a fundo, utilizar metodologias específicas para problemas complexos, cavar até a raiz da questão, e, assim começar o processo com assertividade para obter o máximo de valor já na primeira entrega.

Quando você investe em algo que ao final traz pouco retorno, normalmente a sensação de que o tempo e dinheiro foram jogados fora, te fazem recuar quanto a investir em soluções que realmente vão ajudá-lo. Mas essa não é a resposta para suas dores!

Ajuda profissional: Procurar profissionais que realmente sabem identificar o problema real é a melhor saída para evitar o desperdício de tempo e dinheiro em soluções que não irão agregar valor ao final.

Ser aberto a sugestões: Ter a mente aberta para as sugestões que a empresa te propor é essencial para que você alcance o retorno sobre o investimento. Muitas empresas não aceitam que o real problema não é o que elas pensaram e acabam se frustrando ao final do projeto.

Confiança no trabalho:  Confiar no trabalho de quem está executando o projeto é essencial para que o bom relacionamento tenha reflexo nas entregas.

Como a upFlow.me aplica o #MakeSense?

Na upFlow.me nós construímos um workshop sensacional (Origin) em que convidamos todos os interessados no projeto (stakeholders, usuários, desenvolvedores, P.Os etc), a participar e contribuir com sua experiência em toda dinâmica onde através de ferramentas e metodologias avançadas, conseguimos identificar exatamente qual é a principal dor dos nossos clientes e determinar onde os esforços devem ser direcionados.

Entenda mais sobre o Workshop ORIGIN neste artigo.

Após o workshop, todos os participantes conseguem ter um dimensionamento melhor do tamanho do problema e qual solução será necessária, alinhando as expectativas e evitando frustrações ao final do projeto.

Temos um time de especialistas que buscam acima de tudo, FAZER SENTIDO, afinal, estamos aqui para exercer nossos papéis em ajudá-los a resolver suas dores da melhor forma possível, levando a transformação digital para todas as áreas de negócio.

Que tal conversarmos mais sobre o ORIGIN e como podemos ajudá-lo a evoluir sua empresa com assertividade logo de primeira?