O mercado muda a cada novo ciclo acompanhando tendências e vontades dos consumidores. A transformação digital e o avanço tecnológico influenciam abundantemente na iniciativa dessas mudanças que são cada vez mais frequentes.
Buscar entender as necessidades do cliente é uma premissa básica para qualquer negócio. E para isso, é preciso ter muito claro “o quê”, “pra quê” e “por quê” o seu consumidor precisa do seu serviço ou produto.
É preciso fazer uma verdadeira imersão na identidade do seu cliente para planejar melhor as ações e ser o mais assertivo possível nessa parceria.
Pensando nessa necessidade de mercado e acima de tudo dos clientes, a upFlow.me lançou este ano a campanha da Cultura Make Sense, que está relacionado diretamente a esta mudança.
#MakeSense, o que é?
Depois de muito aprendizado, adquirimos durante os anos, uma nova percepção de mercado e negócio, a campanha nasceu com o intuito de provocarmos no time interno da upFlow.me quanto nos nossos clientes o senso de questionamento para ações que realmente fazem sentido para agregar o máximo de valor ao negócio e explorarmos o “Make Sense” com toda a síntese da expressão.
• Conceito
Estimular o cérebro, instigar a criatividade, organizar as ideias e dar sentido ao que já existe, nos fazermos essenciais.⠀
• Representação
Utilizamos o cubo mágico como representação da nossa mente e nossas ideias que começam complicadas e embaralhadas, mas sabemos que temos que organizá-lo com os melhores métodos e soluções.
• Objetivo
Para fazer sentido para os nossos parceiros, entendemos que não somente temos que agir como robôs, e sim, ajudá-los a ver a solução em diferentes ângulos, não somente o que querem, mas sim, o que eles precisam.
Qual a reflexão que esperamos?
Um dos maiores problemas que identificamos durante os anos de vivência da upFlow.me, é: O alinhamento das expectativas x O que realmente vai fazer diferença.
⠀
Devido as dores identificadas nas áreas de negócio, muitas vezes os clientes nos procuram com uma ideia já definida para desenvolver uma solução para seus problemas, porém, nem sempre o que ele pensa ser a solução é o que de fato vai agregar valor ao seu negócio.
A charge abaixo traz essa reflexão sobre essas “soluções”:
A charge acima, traz uma reflexão sobre qual era o real problema da empresa. Antes de contratar uma solução para atendimento em massa, era preciso investir em outras estratégias, pois o problema real dele não era o atendimento, e sim, a falta de clientes. A melhor alternativa para se igualar à concorrência, inicialmente seria melhorar a fachada do estabelecimento para que ele se tornasse mais atrativo para as pessoas entrarem.
Assim como a charge, você já investiu em algo que não teve o sentido e o retorno esperado, por não saber exatamente qual o problema exato que você tinha que resolver? Talvez as estratégias que você está adotando não sejam exatamente o que é preciso para ajudar sua empresa a crescer.
Identificando o problema real
Para descobrir o que realmente vai resolver seus problemas é preciso ir mais a fundo, utilizar metodologias específicas para problemas complexos, cavar até a raiz da questão, e, assim começar o processo com assertividade para obter o máximo de valor já na primeira entrega.
Quando você investe em algo que ao final traz pouco retorno, normalmente a sensação de que o tempo e dinheiro foram jogados fora, te fazem recuar quanto a investir em soluções que realmente vão ajudá-lo. Mas essa não é a resposta para suas dores!
Ajuda profissional: Procurar profissionais que realmente sabem identificar o problema real é a melhor saída para evitar o desperdício de tempo e dinheiro em soluções que não irão agregar valor ao final.
Ser aberto a sugestões: Ter a mente aberta para as sugestões que a empresa te propor é essencial para que você alcance o retorno sobre o investimento. Muitas empresas não aceitam que o real problema não é o que elas pensaram e acabam se frustrando ao final do projeto.
Confiança no trabalho: Confiar no trabalho de quem está executando o projeto é essencial para que o bom relacionamento tenha reflexo nas entregas.
Como a upFlow.me aplica o #MakeSense?
Na upFlow.me nós construímos um workshop sensacional (Origin) em que convidamos todos os interessados no projeto (stakeholders, usuários, desenvolvedores, P.Os etc), a participar e contribuir com sua experiência em toda dinâmica onde através de ferramentas e metodologias avançadas, conseguimos identificar exatamente qual é a principal dor dos nossos clientes e determinar onde os esforços devem ser direcionados.
Entenda mais sobre o Workshop ORIGIN neste artigo.
Após o workshop, todos os participantes conseguem ter um dimensionamento melhor do tamanho do problema e qual solução será necessária, alinhando as expectativas e evitando frustrações ao final do projeto.
Temos um time de especialistas que buscam acima de tudo, FAZER SENTIDO, afinal, estamos aqui para exercer nossos papéis em ajudá-los a resolver suas dores da melhor forma possível, levando a transformação digital para todas as áreas de negócio.
Que tal conversarmos mais sobre o ORIGIN e como podemos ajudá-lo a evoluir sua empresa com assertividade logo de primeira?