Quando uma empresa finalmente consegue se consolidar em um espaço físico a sensação que passa para todo time é que os negócios vão bem. Porém, muitas vezes, lidar com os gastos e a rotina de um local muito grande é trabalhoso e caro, principalmente para empresas que estão começando.
Felizmente, hoje em dia, é possível ter um espaço profissional e completo para empresas e autônomos que desejam formalizar o trabalho presencial e estabelecer essa rotina, graças aos coworkings.
Coworking pode ser definido como um espaço profissional para trabalho compartilhado. O que significa que, diferente de empresas que são donas ou alugam espaços inteiros, no coworking os locais são dedicados para mais de uma pessoa ou grupo.
Apesar de parecer que se perde a privacidade e a liberdade para trabalhar, a verdade é que esses espaços contam com locais reservados e próprios para que haja o bom desempenho da função, independente de qual seja.
Cada coworking tem sua cultura e sua própria estrutura, mas, em suma, pode-se contar com espaços como: escritórios – de diversos portes, áreas de descompressão – sala de jogos, cozinha, banheiros, sala de reunião, cabines para chamadas individuais, dentre outros.
Quais são os benefícios de alugar um espaço em um coworking?
1º Redução de custos:
O que pode ser visto como desvantagens para alguns, para outros é visto como benefício. Afinal, usufruir de um espaço compartilhado permite que gastos com manutenção, limpeza, energia, internet, dentre outros, sejam divididos entre os associados.
Ou seja, também não será necessário a contratação de profissionais para serviços auxiliares: limpeza, recepção e TI, pois é de costume esta ser uma tarefa do próprio coworking.
2º Infraestrutura
Todos os ambientes do coworking são planejados para ajudar os usuários a terem a melhor experiência no trabalho, oferecendo áreas de concentração, trabalho em equipe, descontração/lazer e inclusive suporte.
Os coworking prezam pelo funcionamento perfeito de todas suas benfeitorias, por isso, há suporte sempre que necessário, seja para tratar de problemas com wi-fi ou mesmo organizar determinada sala para um evento com clientes.
3º Networking
Trabalhar em um ambiente compartilhado traz muitas vantagens, dentre elas está o networking. Ali, a empresa divide espaço com outros negócios que podem ter interesse no seu serviço ou produto, além de divulgar entre aquele grupo, mesmo sem intenção, a sua marca.
Inclusive, há coworkings que possuem um portal para a comunidade interagir, divulgar eventos e produtos e mesmo se comunicarem. Tudo isso, favorece o impulsionamento da marca e atração de novos clientes.
4º Adaptável
Há coworkings que suportam empresas dos mais variados portes, então, não importa se você é autônomo, tem uma startup, média ou grande empresa, sempre haverá um espaço para você.
É claro que se sua empresa é de transportes, por exemplo, você vai precisar de mais do que um escritório completo, também seriam necessários locais para carga e descarga, dentre outros espaços específicos.
Os coworkings são aproveitados principalmente em negócios administrativos, tecnológicos, comunicacionais, etc.
5º Flexível
Com a mudança de cenário dos últimos dois anos, em decorrência da pandemia, muitas empresas migraram para o trabalho remoto. Apesar de o home-office trazer diversos benefícios, todos sentiram na pele os impactos causados pelo afastamento dos colaboradores.
Neste sentido, os coworking ganharam mais visibilidade, por oferecerem para as empresas aquilo que elas precisam. Talvez, determinado negócio não precise de um andar inteiro, mas apenas uma sala para receber em circuitos os funcionários, seja para uma reunião ou mesmo confraternizar.
A upFlow.me mudou de casa!
A upFlow.me sempre foi uma empresa digital, que acompanha o mercado e suas tendências. Já tivemos nosso próprio espaço, mas hoje, em modelo híbrido, contamos com um coworking como ponto de apoio para nosso time.
Nossa nova sede fica no B-Club, na Av. Bias Fortes, 382 – 7º ANDAR – Lourdes em Belo Horizonte
Leia também: Tecnologia: o que esperar em 2022? Posicione sua empresa