Muitas empresas, independente do porte, tamanho ou segmento no qual estão inseridas, recorrem ao ERP (Enterprise Resource Planning) para gerenciar recursos e dados e aumentar a produtividade. O software possibilita que todos os departamentos da companhia sejam administrados através de um único sistema, tornando a comunicação entre os setores mais clara e eficaz.
Todavia, sabe-se que dificilmente um sistema ERP, por si só, conseguirá atender a todas as necessidades da empresa. Em geral, faz-se necessário customizar o software ou até mesmo contratar um outro, especialmente porque sua implementação só será eficaz caso consiga atender todas as especificidades do negócio.
É neste momento que surge uma dúvida comum a muitas organizações: customizar o ERP ou contratar outro software são, de fato, as melhores alternativas?
Neste artigo apresentamos a integração do BPMS ao ERP como uma solução eficiente, inteligente e mais econômica para as organizações. Entenda quais as principais vantagens dessa integração para as empresas e de que forma os processos e fluxos podem ser beneficiados.
Customizar ou não customizar o ERP?
Um ERP customizável permite, entre outras coisas, adequações de telas, workflows, pesquisas e relatórios adaptados às necessidades de um determinado negócio. Entretanto, existem algumas desvantagens nessa customização.
Moldar o ERP de acordo com as demandas da empresa requer tempo e investimento, geralmente alto. Além disso, na maioria das vezes, é preciso treinar novamente todos os usuários do sistema. Com a modificação do software, resultado do processo de customização, a equipe precisa reaprender a utilizar o ERP. Ou seja, a customização representa, na maioria dos casos, desperdício de tempo e dinheiro, que impactam diretamente na produtividade.
Por que integrar o BPMS ao ERP?
Mas não há motivos para preocupações! Se o formato tradicional do ERP deixou de atender as necessidades da sua empresa em sua totalidade, saiba que existe uma solução rápida, prática e econômica para a correta adaptação do software: a integração do BPMS ao ERP. Isso significa que não é preciso eliminar o sistema já utilizado na sua empresa, basta integrá-lo ao BPMS para que seja possível gerenciar todos os fluxos, operações e processos de forma particular e personalizada.
A tecnologia Business Process Management Suites/System (BPMS), que em português quer dizer Suites/Sistemas de Gerenciamento ou Gestão de Processos de Negócio, auxilia na correta execução do ERP, possibilitando que o software seja alimentado e administrado sem a interferência do fator erro humano, uma vez que o ERP depende do comprometimento e correto treinamento dos funcionários.
De forma simplificada, o BPMS poderá ajudar sua empresa a executar as operações de acordo com a real necessidade de cada processo, preservando e absorvendo os principais recursos do ERP, corrigindo gaps e integrando módulos. Através dessa tecnologia, torna-se possível conhecer, de forma clara, todos os processos, realizando melhorias constantes na gestão. A implementação do BPMS representa, ainda, a redução de custos operacionais e otimização do tempo empregado na gestão dos processos operacionais.
Bom, agora que você já sabe que a integração do BPMS ao ERP é o melhor investimento que uma empresa pode fazer para enxugar custos, otimizar o tempo e melhorar os processos, aumentando a produtividade, entre em contato com a upFlow.me e entenda como podemos ajudá-lo nesse processo.
Até o próximo artigo!