Se você já navegou por algum site e uma janelinha subiu perguntando se você precisava de ajuda com algo, pode ter certeza que um bot estava pronto para receber sua dúvida e te guiar para a solução mais rápida.
Esse é um, dos vários locais que você pode usar o chatbot para sustentar ou auxiliar o seu time de colaboradores para aumentar sua produtividade.
Veja os dez principais usos do chatbot nas empresas:
1 – Atendimento ao cliente
Sem dúvidas, o uso mais popular dos chatbots são voltados para o atendimento ao cliente, isso porque além do atendimento ser imediato e muito mais rápido que um atendimento humano, eles estão disponíveis 24h/7 dias por semana, e acredite, ele não tira férias e vai ao médico!
Com a personalização do bot para atendimento do público, ele pode se adequar com a linguagem que você quer adotar com o perfil da empresa, tornando o atendimento mais “humanizado”, dinâmico e resolvendo dúvidas mais frequentes, evitando filas de espera para um atendente humano, por exemplo.
2 – Marketing e geração de leads
Para o time de marketing das empresas os chatbots podem agir como um disseminador de campanhas e ofertas, além de propagar conteúdos de valor. Os chatbots conversacionais também conseguem auxiliar na captação de novos clientes, captando informações do Lead (tais como nome, e-mail, interesse, área de atuação).
Os bots podem entreter seu público e oferecer muitos conteúdos para quem está começando a conhecer a sua empresa ou o seu nicho, interagindo com eles de uma maneira completamente diferente, sendo aliado até para a transmissão dos valores da marca e fidelização do cliente.
3 – Vendas
Os chatbots podem ser utilizados também na linha de frente de vendas, eles podem direcionar o comprador para lojas próximas e facilitar o contato com um vendedor. As lojas virtuais atualmente utilizam chatbots como personagens para estabelecer contato com usuários, responder às questões comuns como status de pedido, prazo de entrega, trocas e devoluções.
Ele também pode servir como um guia para concluir compras através de pedidos gerados, enviando lembretes caso o cliente tenha esquecido de finalizá-la em outra plataforma.
4 – Agendamento e reservas
Assim que integrado ao sistema de agendamento da empresa, o usuário da companhia que queira agendar uma reunião, consulta médica ou fazer uma reserva pode solicitá-lo através do chatbot que consegue consultar se a data e horário estão disponíveis e fazer a marcação sem ter que entrar em contato com um atendente humano evitando filas e espera, o que torna tudo mais prático e 3x mais rápido que o normal.
5 – Pesquisas
Os chatbots podem ser usados para transformar pesquisas de opinião e enquetes, em diálogos amigáveis e interessantes, além de poder acompanhar o status de uma solicitação ou serviço gerando uma experiência ao cliente muito mais completa e eficiente.
6 – Ensino e aprendizado
Muitas universidades estão usando os chatbots para resolver dúvidas de alunos com relação aos cursos e matérias, eles utilizam conteúdos das aulas para sanar dúvidas dos alunos e promover debates que possam ser encaminhados aos professores como pauta para aulas.
Os chatbots também são utilizados como suporte de atendimento ao aluno, principalmente em matérias EAD.
7 – Saúde
Além da marcação de consultas médicas, o chatbot pode ser muito mais útil e prestar um atendimento inicial em situações de pânico. Guiados por alguns sintomas, o bot com mensagens rápidas e programadas por médicos ou profissionais experientes, podem instruir pessoas a prestar seus primeiros socorros até que o atendimento presencial seja feito, resguardando um tempo precioso para determinadas situações.
8 – Negociação Financeira e envio de boletos
Assim que integrado, o bot consegue identificar pendências financeiras, sugerir e negociar opções de pagamento, além de enviar lembretes e boletos bancários, agilizando o processo e diminuindo a inadimplência.
9 – Documentações e cadastro
A partir de um atendimento promissor por meio do chatbot, caso exija cadastro para lojas e serviços que precise mandar documentação, os bots podem dar continuidade ao atendimento recebendo esses documentos e realizando esses cadastros no banco de dados da empresa assim que vinculados.
Pensando de forma reversa, o bot também é capaz de fornecer assim que solicitado, uma documentação específica para o cliente, como um contrato de serviços ou política da empresa.
10 – Consultas e relatórios
Imagine você poder consultar seu saldo em alguma instituição financeira ou saber o status de algum pedido de crédito com praticidade em conversa com um bot? Pois, isso também já é possível. Algumas instituições financeiras já estão adotando o chatbot para consultar situações do cliente sem ter a burocracia de baixar, autenticar e consultar informações sobre sua aplicação ou investimento.
Provavelmente algumas dessas soluções que o chatbot atende podem ser aplicadas de imediato em uma empresa, aumentando consideravelmente a produtividade de diversos setores.
Além destas funções, muitas outras podem ser pensadas e desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada um, e tudo tende a evoluir cada vez mais, com o avanço tecnológico e o uso da inteligência artificial aplicada nos robôs amigáveis.
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