Provavelmente você já foi atendido em algum momento por um atendente virtual, isso porque os chatbots estão conquistando cada vez mais espaço na comunicação interna e externa das empresas.
Algumas que já contam com essas soluções têm visto resultados bem promissores, principalmente no que diz respeito ao atendimento e ao relacionamento com o público.
Uma das qualidades do bot é sua adaptação. Sendo uma ferramenta versátil ele pode se adequar exatamente com a personalidade e linguagem que sua empresa quer dar a ele e conquistar cada vez mais pessoas com uma abordagem mais rápida e simplificada.
Muito mais do que responder perguntas
Os chatbots são uma abreviação do inglês para robôs que fazem a função específica de chat, e estão virando tendência entre muitas empresas com mercados distintos.
Para pensar melhor em como os chatbots estão cada vez mais presentes em nossas vidas, podemos pegar o exemplo de algumas companhias de destaque do setor tecnológico que estão desenvolvendo seus próprios assistentes virtuais, com uma interface mais dinâmica e até com interação por voz, como o Google Assistente (Google), a Alexa (Amazon) entre outras.
A inteligência artificial aplicada em bots pode ser usada em diversas situações dentro de uma empresa, como no SAC, captação de leads e até como recepção do público como guia para responder dúvidas frequentes referente a um determinado produto ou serviço.
A gama de funções que ele pode contemplar é gigantesca além de cumprir o papel de automatizar tarefas repetitivas e estar disponível 24 horas.
Como funciona a inteligência artificial?
Quando você pergunta algo, logo está buscando a resposta sobre sua dúvida, correto? Os chatbots funcionam através de uma AI (Inteligência Artificial) inspirada no cérebro humano. O que isso quer dizer? Bom, assim como a função do cérebro, ele têm a capacidade de entender o que você quer dizer baseados no que você escreve ou pergunta.
Esse bots conseguem aprender e entender linguagem natural, também chamada de NPL ou PLN (Processamento de Linguagem Natural), não apenas comandos. Ou seja, os bots são capazes de aprender com a própria experiência, portanto, quanto maior o número de interações que ele realiza, mais esperto fica, podendo responder perguntas com maior velocidade ou naturalidade.
Sendo assim, a grande sacada de um chatbot é que, mesmo que você faça uma pergunta de uma maneira não programada pelo sistema, ele conseguirá gerar uma resposta correta, garantindo a usabilidade, graças a sua AI.
Transformação digital com CHATBOTS
No cenário atual a experiência que você proporciona para seu cliente é absorvida com mais receptividade do que o próprio produto em questão, por isso, para fidelizar e encantar alguém em sua jornada de compra, um atendimento rápido e preciso, é sem dúvidas uma ótima forma de começar um relacionamento com o cliente.
A velocidade do atendimento pelos bots é 60% maior, em relação ao contato com um atendente humano. Mas, não é por somente ter um atendimento rápido que os bots vem ganhando cada vez mais pontos nesse relacionamento com o cliente, para 52% dos consumidores, os bots facilitam a contratação de serviços conforme pesquisa da Zenvia com a Opinion Box .
Vale refletir como a transformação digital se relaciona com as pessoas. Quando falamos de mudanças e inovação é preciso observar que a simples adoção das novas tecnologias é uma forma de fazer mais com menos.
Quanto melhor os recursos forem aproveitados melhores serão os resultados de lucratividade e desempenho operacional.
A upFlow.me está comprometida com a transformação digital nas empresas, com o intuito de ajudar vários setores que precisam aumentar sua produtividade, criamos soluções em chatbot personalizados com a necessidade e personalidade de cada um.
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