Criar proximidade com o consumidor faz parte da estratégia de marketing de grandes empresas. Por isso, ter um avatar personalizado para o chatbot pode ajudar nessa aproximação. Afinal, estamos vivendo em uma onda onde mascotes e influencers virtuais estão crescendo cada vez mais.
Quem ainda não tem, pode estar perdendo uma grande oportunidade de conectar com seu público. E quem já tem, está se reinventando e modernizando para atender as exigências do mercado digital.
Mas você sabe qual o real motivo que levou as empresas gigantes de mercado aderirem a avatares e mascotes?
Em uma era tão digital a resposta é simples e objetiva: Humanização.
Acompanhe o artigo e entenda como um avatar associado ao seu chatbot pode alavancar ainda mais o atendimento da sua empresa.
Afinal, o que é um avatar personalizado?
Antes de tudo, para deixar bem claro que quando falamos sobre mascotes e avatares, estamos nos referindo a mesma coisa. Ambos são representações de um personagem que personifica uma marca.
Geralmente são utilizados na área de comunicação da empresa, e possuem características próprias. Combinam com as cores e branding da empresa, e tem seu tom de voz semelhante ao da marca.
A principal diferença entre os dois, está na forma do desenho. O avatar é a ilustração do busto do personagem, ou seja, cabeça, ombro e parte dos braços. Já um mascote é a ilustração de corpo inteiro do personagem.
Veja um exemplo:
Ele pode ser desde um desenho simples até um mais elaborado em 3D, que traz mais sombras e profundidade para chegar próximo ao realismo.
Por que ter um mascote para a empresa?
Com um mercado altamente competitivo, a principal importância de se ter um mascote para a empresa, é que a marca seja lembrada e fixada na mente do seu público mais facilmente, utilizando vínculos afetivos.
Eles tornam-se grande aliados nas ações de relacionamento com o público e funcionam como interlocutores entre o cliente e a marca.
Contrariando a ideia de que ter um mascote é um movimento novo, usar personagens associados as estratégias de marketing nas empresas já é algo bem antigo.
Os M&M’s falantes (Mars), o famoso peru Lek Trek (Sadia), o Urso Polar (Coca-Cola) e o lendário tigre Tony (Kellogg´s), são exemplos de mascotes que foram lançados há décadas. Você já deve ter visto algum deles na TV ou produto em algum momento da sua vida.
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Vantagens de um avatar personalizado
São várias as vantagens de ter um mascote para a empresa, as principais que podemos citar são:
Exclusividade
O personagem é construído sob medida e seguem as diretrizes da empresa. Não é preciso se preocupar se ele irá aparecer em algum anúncio da concorrência.
Preço
Contratar um ator ou uma celebridade para representar a marca e ter recorrência de renovação neste contrato pode ser desvantagem para a empresa, já que a empresa paga apenas uma vez para a criação dele.
Engajamento
Quando há uma brand persona por trás de um mascote o público tende a engajar muito mais, principalmente com os canais de atendimento da empresa
Diminuição de risco
Seguindo a ideia da contratação de alguma personalidade, ao usar uma pessoa como o rosto da empresa, se ela tomar alguma atitude negativa, as consequências também acabam caindo sobre o negócio, afetando a marca.
Posicionamento
Pela exclusividade o personagem reforça a identidade visual da marca, ajudando o público a memorizá-la com mais facilidade
Humanização
Um personagem com características afetivas que conversam diretamente com seu público-alvo, trás a ideia de uma marca mais humana que se preocupa com consumidor
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Por que um avatar personalizado ajuda no atendimento da empresa?
Além das vantagens já mencionadas anteriormente, um dos grandes fatores de se ter um avatar personalizado associado a estratégia de atendimento da empresa é que mascotes no geral, geram empatia e vínculos emocionais importantes para seguir um atendimento mais humano e fluido.
Quando a empresa tem uma figura que personifica a marca, acaba influenciando na psicologia do consumidor, pois ele acaba se comunicando com algo que tem rosto e voz, e não apenas com um símbolo.
Nesta mesma linha, quando há um avatar personalizado para o chatbot que tem personalidade e o rosto do mascote da empresa, cria nos consumidores a sensação de que eles estão conversando com alguém real ao invés de um robô.
Leandro Luís, Head de produtos à frente da unidade de chatbots da upFlow.me explica em entrevista: “O atendimento humanizado começa pela própria definição do avatar, de um personagem para se comunicar com os nossos clientes. Pessoas gostam de conversar com outras pessoas, e no caso de um chatbot, de um personagem, e não com uma logomarca … gostamos de saber quem está do outro lado”.
Diante disto, o objetivo principal é fazer com que as empresas pareçam menos frias e burocráticas. Se aproximando dos seus clientes de maneira mais afetuosa e passando a ideia de que os chatbots estão lá para resolver a sua dúvida ou problema mais humanamente.
Esse cuidado no atendimento torna a experiência do consumidor mais completa e pode ajudar a reter e converter mais clientes para a empresa.
Veja a entrevista completa: Atendimento humanizado e IA
Como criar um mascote?
A escolha do personagem de marca não acontece por acaso, todo o processo e desenvolvimento envolvem etapas de trabalho estratégicas de marketing e comunicação até chegar na construção do mascote em 2D ou 3D.
Antes de começar a criação de um mascote existe alguns pontos que são necessários levar em consideração.
Todo o movimento está relacionado ao mundo digital, em que os consumidores estão interagindo cada vez mais com suas marcas favoritas. Por isso, ouvir e estudar o perfil do consumidor da marca é um ponto crucial para iniciar qualquer processo de criação.
Outro ponto muito importante que deve ser levado em conta antes do processo de criação ser iniciado, é a identidade e branding da marca. Se não houver combinação entre si, a estratégia pode não gerar resultados, como pelo contrário, até atrapalhar a comunicação.
Algumas das etapas na criação do mascote é construção da brand persona ou “persona”, onde o personagem traduz os valores, cores, personalidade e visão da empresa.
Outra etapa é definir o tom de voz que seu mascote irá se comunicar, essa comunicação tem que ser similar em todas as ferramentas ou plataformas que ele irá aparecer, como redes sociais, chatbots, site.
O desenho e personificação do mascote fica a cargo de um ilustrador, que deverá juntar todas as informações e sintetizar em um avatar personalizado e exclusivo. Ele irá para estampar os futuros criativos de conteúdo da empresa. Vale ressaltar que personagens sorridentes, simpáticos e com ar de confiança são bastante aconselhados.
Leia também: Evolução de chatbot: o que é, como funciona e qual sua importância?
Construa seu avatar com a gente!
Agora que você entendeu porque utilizar um avatar personalizado em seu chatbot é uma boa estratégia para melhorar a experiência de atendimento da sua empresa, basta seguir as dicas e contar com empresas que podem te ajudar a dar este próximo passo, como a upFlow.me.
Com mais de seis anos de experiência no mercado, a upFlow.me apoia empresas a automatizarem seus processos de atendimento digital.
Com comprometimento total em fornecer as melhores experiências digitais e humanas desde o primeiro contato, possuímos a expertise necessária para dar suporte em todos os pontos do projeto, desde a confecção até a divulgação do chatbot, incluindo a criação de mascotes e avatares personalizados.
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