Lidar com oscilações e instabilidade de mercado não é nada fácil para uma empresa. Em tempos de crise é preciso ter criatividade e acima de tudo inteligência para buscar alternativas e se manter competitivo e atento.
A cada dia que passa novos dispositivos e tecnologias são apresentados ao mercado trazendo inovação e mudando a forma com que o mundo vê e interage nas relações profissionais e pessoais.
Não se adequar aos avanços tecnológicos e reinventar a forma de vender, gerenciar, atender ou produzir seus serviços e produtos, pode ser fatal para uma empresa. A tecnologia mudou até mesmo a forma de ler e estudar dados para tomada de decisões importantes para qualquer negócio.
Confira algumas das principais razões para se investir em tecnologia:
1 – Aumento da produtividade e economia de tempo
O sonho de todo gestor é aproveitar ao máximo a capacidade dos colaboradores e ter um setor altamente produtivo sem gastar muito. Os softwares de gestão são ferramentas absolutamente úteis para elevar o desempenho das equipes e garantir resultados significativos para o negócio.
Esse tipo de solução ajuda a organizar as atividades e documentos de uma empresa ou departamento. Ele também concentra, em um único lugar, informações referentes às atividades e processos da empresa, permitindo um melhor controle desses dados.
Desta forma, o gestor tem uma boa visibilidade dos resultados da empresa, podendo antecipar potenciais desafios, identificar oportunidades e ter uma gestão administrativa mais efetiva. Com o software de gestão você evita muitos erros, garante a integridade das informações, aumenta a produtividade e otimiza seu tempo.
2- Diminuição de retrabalho
Por vezes um sistema arcaico com viés tradicional de produção pode acarretar um retrabalho que não é nem de longe interessante para a empresa, principalmente com relação ao tempo, custo e mão de obra que você tem que depositar naquela função.
Tecnologias mais avançadas com o fornecimento de relatórios mais assertivos e números mais próximos da realidade, garantem eficiência e a diminuição de um retrabalho, além, de um monitoramento das atividades.
3- Redução de custos
A iniciativa de se investir em tecnologia, em primeiro momento pode parecer “cara demais” para a empresa, mas a longo prazo, a redução dos custos operacionais gera um aumento de receita e o retorno sobre o investimento.
Podemos citar os chatbots para um atendimento inicial. O robô consegue sanar as dúvidas ou questões mais simples de um cliente, sendo, um atendente humano a última opção para tais questões. Desta forma, a empresa reduz custos com contratação de pessoal.
4- Acesso remoto
O home-office é uma realidade, hoje, para muitas empresas que viram neste modelo de trabalho uma forma de continuar suas atividades. No cenário que estamos vivendo, o escritório é em casa, e para isso, ter os colaboradores conectados através de tecnologias de ponta é essencial para continuar com a eficiência mesmo que remotamente.
Investir em tecnologia para permitir que os funcionários trabalhem remotamente, pode lhe trazer uma vantagem competitiva com relação aos seus concorrentes que utilizam tecnologias ineficientes ou ultrapassadas.
5- Planejamento estratégico
Para auxiliar na gestão organizacional é necessário ter um planejamento estratégico eficiente para uma tomada de decisões mais assertiva.
O uso de inovações tecnológicas e das ferramentas adequadas, são fortes aliadas para uma boa estratégia empresarial. O uso constante de tecnologias ajuda na identificação de gargalos nos processos, além da otimização da alocação de recursos e a simplificação dos fluxos de trabalho.
6- Comunicação interna
A comunicação interna é um dos principais pilares para sucesso entre as equipes. Uma das maiores queixas do distanciamento social é perder o contato direto com os colegas de trabalho e a dificuldade de comunicação com os gestores. Uma boa opção para manter seu time unido e com uma comunicação constante é investir em ferramentas e softwares de conversação que existem no mercado.
Uma opção mais personalizada é customizar a intranet (se a empresa possuir). Por ele, é possível conectar a rede de profissionais e concentrar as comunicações em um só lugar, personalizando da forma que a empresa mais precisa.
7- Comunicação com o cliente
A necessidade de um atendimento mais rápido vem crescendo a cada dia. As pessoas estão querendo respostas imediatas sobre determinado produto ou serviço, principalmente se este, estiver em algum marketplace (próprio ou não).
O chatbot faz parte das tecnologias mais solicitadas no momento. As empresas estão aderindo os robôs para fazer este primeiro contato e responder dúvidas mais frequentes. Se a tecnologia de bot utilizar AI (inteligência artificial), poderáaprender com a própria experiência de conversação, ou seja, ele será cada vez mais eficiente à medida que utilizado.
Além disso, você pode utilizar o bot para outros fins e não somente para SAC. Ele ainda poderá vender, marcar consultas, abrir atendimento entre outros serviços que estão diretamente ligados ao cliente.
8- Monitoramento de atividades e informações nas vendas
Conforme a empresa cresce, o número de clientes avança com ela e fica cada vez mais difícil manter um pré e pós-venda de qualidade, especialmente sem a ajuda de softwares que automatizam o cadastro. Se o volume de informações geradas for grande os colaboradores sozinhos não conseguem dar conta de gerenciar planilhas e cuidar de outras funções, o trabalho manual fica extremamente inviável nestas situações.
Com a tecnologia, é possível obter um monitoramento melhor sobre em qual etapa de venda cada cliente está, se uma campanha foi ou não enviada a ele, além de ativar notificações sobre pagamentos e pendências.
É evidente que a tecnologia pode ajudar exponencialmente vários segmentos e áreas de negócio. A visualização de informações importantes para empresa fica bem mais fácil e ágil com investimento em tecnologias de software.
No mercado há aproximadamente quatro anos, a upFlow.me é especializada na customização e confecção de softwares extremamente funcionais e chatbots inteligentes que podem ajudar várias áreas de negócio. Você já sabe qual área sua empresa precisa de investimento em tecnologia? Que tal uma conversa conosco? Podemos te ajudar a pensar na melhor forma de potencializar o seu negócio.
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